Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Procon-SP questiona Mercado Livre sobre a venda de produto ilegal

Órgão deve se reunir com empresa e a Polícia Civil de SP nesta quinta (19) para falar do assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Procon-SP marcou para esta quinta-feira (19) uma reunião com a Polícia Civil de São Paulo e o Mercado Livre para que a empresa faça esclarecimentos sobre a venda de produtos ilícitos por terceiros em sua plataforma e quais ações ela tem adotado para combater a prática.

Segundo o órgão, o Mercado Livre deve ter um controle maior sobre os itens ilegais no marketplace, porque toda a cadeia de fornecedores é responsável pelos produtos e serviços vendidos.

Fabiana Saenz, diretora de inteligência antifraude do Mercado Livre no Brasil, afirma que vai comparecer à reunião. Ela diz que um sistema de inteligência artificial e um grupo de 250 funcionários da empresa analisam o perfil dos usuários e os itens que são expostos no site.

Desde janeiro até esta terça-feira (17), a empresa barrou a tentativa de vender cerca de 1,3 milhões de produtos ilegais, como medicamentos controlados, drogas, armas e remédios abortivos, segundo Saenz.

Ela também afirma que os vendedores passam por um processo de cadastramento com a validação de documentos, que podem ser reportados às autoridades.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.