Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Revendedora de Porsche esvazia showroom e tem fila de 1.500 compradores no Brasil

Vendas da Stuttgart de janeiro a junho se aproximam do volume acumulado em todo o ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Parte dos showrooms da Stuttgart, revendedora de carros Porsche que responde pela maior parte do mercado da marca no Brasil, foi completamente esvaziado. A fila de espera pelos veículos tem, hoje, 1.500 compradores, e a entrega pode levar de seis a oito meses, dependendo do modelo​, segundo Marcel Visconde, presidente da Stuttgart.

Ele diz que o mercado foi pego de surpresa com o aquecimento na demanda pelos veículos de luxo, que custam a partir de R$ 508 mil, conforme a tabela Fipe.

A Stuttgart afirma que vendeu 1.692 veículos da Porsche de janeiro a junho de 2021. O número já se aproxima do total negociado em todo o ano passado (1.939).

Os dados da Porsche Brasil apontam 1.334 vendidos no primeiro semestre deste ano e 1.963 em 2020.

Visconde diz que a Porsche produz uma quantidade limitada de automóveis por ano, entre 250 mil a 350 mil unidades, que o mercado nacional disputa com outros países para receber. A escassez de semicondutores e outras matérias-primas na indústria também atrapalhou a oferta.

A procura aumentou em proporções semelhantes nas oito lojas da rede, que estão espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e estados da região sul. Cerca de 80% dos clientes compram à vista, segundo a empresa.

A empresa atribui o movimento à suspensão das viagens ao exterior na pandemia, que pode ter impulsionado o consumo de bens como barcos, casas de praia e carros. “A gente entende que, pelo menos para o próximo ano, e mesmo contando que a pandemia tenha amainado e os hábitos de consumo voltem ao normal, a demanda por Porsches ainda será alta”, diz Visconde.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.