Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após protesto na Bolsa podem ocorrer mais atos em mercado e padaria, diz central sindical

Ricardo Patah, da UGT, que se opôs a greve em 2019, diz que viu ato do MTST com bons olhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O protesto realizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e pela frente Povo Sem Medo na Bolsa nesta quinta (23) pode ser o prenúncio de outras manifestações em locais como supermercados, farmácias e padarias.

​Quem faz essa previsão é Ricardo Patah, presidente da UGT, segunda maior central sindical, que no início do governo Bolsonaro, em 2019, se opôs ao projeto de greve geral contra a reforma da Previdência e defendia diálogo com o presidente na época.

Hoje, Patah afirma que o diálogo é um instrumento mais poderoso, porém, tudo tem limite, e o governo precisa dar repostas ao problema da fome e da inflação em vez de ficar dizendo na ONU que o país vai bem.

“É muito emblemática a ocupação de um espaço capitalista como a Bolsa. Isso é um indicativo de que, logo logo, as pessoas podem acabar invadindo supermercados e padarias, desalentadas precisando comer. Vemos com bons olhos a sinalização de movimentos para acabar com a fome, a miséria e o desemprego”, diz Patah.

A organização do ato disse que o protesto quis evidenciar o problema da falta de comida que atinge 19 milhões de pessoas enquanto uma camada da população enriquece. Segundo a B3, o ato foi pacífico.

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), diz que vai consultar o fórum das centrais sindicais para publicar uma manifestação conjunta de apoio ao movimento desta quinta-feira.

"A campanha que o MTST tem a denunciar está muito sintonizada com esse estado de flagelo social. A inflação cresce, o desemprego cresce”, diz Araújo.

Para Miguel Torres, presidente da Força Sindical, o movimento do MTST poderia ter tido mais articulação com outras entidades.

Ele diz que a manifestação pelo impeachment de Bolsonaro prevista para o dia 2 de outubro deve ser um esquenta para o protesto seguinte, no dia 15 de novembro.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.