Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Hotéis recebem turista dos atos de 7 de Setembro com brigadeiro verde-amarelo e segurança reforçada

Hotelaria de Brasília registra movimento alto; São Paulo tem fluxo mais restrito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As manifestações bolsonaristas do dia 7 de Setembro, previstas para acontecer em Brasília e São Paulo, estão movimentando o setor hoteleiro, mas com diferentes dimensões nos dois destinos, onde a presença de turistas costuma ser baixa em feriados.

Na capital do país, os hotéis preveem ocupação total dos quartos entre os dias 6 e 7, enquanto em São Paulo, o fluxo maior se restringe a estabelecimentos no entorno da avenida Paulista, dizem entidades que representam o setor.

Segundo Henrique Severien, presidente da Abih-DF (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal), quase 100% do inventário dos estabelecimentos em Brasília, que somam cerca de 7.000 quartos, está reservado para diárias entre segunda (6) e terça (7).

"Imaginamos que seja em função desse movimento de ordem política, uma vez que não existe registro histórico de lotação no dia 7 de Setembro", afirma Severien. Segundo ele, a taxa de ocupação média em outros anos gira em torno de 40%.

Severien diz que os hotéis reforçaram o quadro de profissionais para o feriado para atender à demanda. Também haverá maior controle de acesso na entrada dos estabelecimentos. Segundo ele, a medida costuma ser colocada em prática sempre que os hotéis ficam lotados.

No Nobile Suítes Monumental, em Brasília, o gerente-geral Danilo Stacciarini afirma que o setor ainda sente os prejuízos da pandemia e, por isso, a empresa comemora o movimento. "Somos apartidários, mas estamos achando bom porque viemos de uma crise muito forte", diz.

Segundo Stacciarini, o perfil das reservas para o dia 7 de Setembro abrange grupos maiores, acima de cinco hóspedes, e chegou até a dez pessoas vindas do Rio de Janeiro.

Ele diz ter feito uma reunião com os profissionais do Nobile nesta semana para reforçar os cuidados com a exposição de assuntos políticos. "Não vai poder ter exposição de bandeiras na fachada do prédio, nem dentro", diz Stacciarini.

Já em São Paulo, Ricardo Roman, presidente da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo), afirma que, em uma sondagem interna, a entidade identificou um aumento na procura por quartos em alguns hotéis próximos da avenida Paulista, onde serão as manifestações bolsonaristas na terça.

Fora da região, os hotéis seguem com previsão de ocupação baixa, como de costume para os feriados na capital paulista, diz Roman.

O hotel Pestana, um dos estabelecimentos no entorno da Paulista, começou a perceber há 15 dias o aumento da demanda para o feriado, segundo o diretor de operações no Brasil, Gustavo Jarussi.

Ele afirma que está com cerca de 90% de ocupação na segunda-feira e que muitos hóspedes já começaram a chegar nesta sexta (3). Jarussi diz que o hotel organizou promoções para a data, incluindo alguns benefícios para os viajantes.

Segundo o executivo, o Pestana costuma fazer decorações temáticas para os feriados, inclusive no dia 7 de Setembro, mas neste ano resolveu incrementar. Ele diz que, além de uma grande bandeira no saguão, os elevadores e outros espaços estão com luzes verdes e amarelas.

O cliente que chegar no Pestana também vai poder assinar a entrada com canetas nas cores da bandeira do Brasil e receberá um brigadeiro com granulado verde e amarelo.

"Estamos com essas caracterizações que são para festejar o dia 7 de Setembro, que normalmente é comemorado de forma muito tímida", diz Jarussi.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.