Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Indústria se reúne para questionar renovação da Comgás

Mais de 20 associações setoriais dizem que processo para antecipar prorrogação está acelerado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de 20 associações industriais se reuniram para tentar combater a prorrogação antecipada da concessão da Comgás por mais 20 anos. Entidades como Abrace, que reúne grandes consumidores de energia, Abiquim (industria química) e Abrinq (fabricante de brinquedos) reclamam que o processo está sendo acelerado.

“É importante que a decisão seja tomada após um amplo debate, com tempo adequado para analisar tecnicamente as opções e suas consequências”, diz o grupo em uma carta.

O número de signatários do documento, que será enviado ao governo de SP, subiu de 4 para 23 na última semana. Entidades como Abit (indústria têxtil), Abividro e IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) também aderiram ao pedido.

“Queremos maior concorrência na oferta de gás em São Paulo e não um monopólio”, afirma José Ricardo Roriz, presidente da Abiplast (indústria do plástico) que apoia o movimento.

A concessão da Comgás vence em 2029. Para aprovar a prorrogação, o governo de São Paulo incluiu no contrato investimentos de R$ 4,1 bilhões entre 2024 e 2029, período em que a concessionária teria que gastar apenas R$ 360 milhões pelo contrato atual.

A antecipação da concessão da Comgás será tema de uma audiência pública marcada para esta sexta (17) na Alesp pelos deputados estaduais Luiz Fernando (PT) e Dr. Jorge do Carmo (PT). Eles pretendem debater os benefícios da medida e opções à prorrogação.

A ideia é chamar algumas das entidades que pedem mais tempo para discutir, além do Ministério Público de SP, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado e outros órgãos.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.