Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pressão pela volta do horário de verão ganha apoio de shoppings

Associação do setor apoiou proposta encabeçada por empresários do turismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os shoppings centers vão se unir ao movimento que pede a volta do horário de verão. Glauco Humai, presidente da Abrasce, associação que reúne os centros comerciais, diz que a medida é necessária neste momento de agravamento da crise hídrica.

Segundo Humai, a entidade teve dois motivos para aderir ao movimento, que começou há pouco mais de dois meses. “O primeiro, é um aspecto psicológico. A pessoa sai do trabalho na luz do dia e tem um tempo a mais para circular. É intangível, mas percebemos um fluxo maior por volta das 18h30 no horário de verão”, afirma.

O outro motivo, segundo ele, seria a possibilidade de alguma redução no consumo de energia.

Humai afirma que os shoppings consomem do mercado livre de energia e não estão sujeitos à nova bandeira tarifária, porém, o aumento pode impactar negociações futuras.

O apelo feito pelo presidente Jair Bolsonaro à população, na semana passada, para que todos apaguem um ponto de luz em casa na tentativa de economizar energia voltou a estimular os organizadores do movimento que querem a mudança no relógio.

A proposta foi lançada por entidades do turismo, como CNTur e Feturismo, e depois ganhou apoio do setor de restaurantes. O grupo diz que enviou um novo pedido a Bolsonaro nesta semana, mesmo depois de o presidente ter rejeitado a ideia recentemente.

Os empresários argumentam que o horário de verão promoveria alguma economia de energia e permitiria estender o funcionamento de atividades ligadas ao lazer, ajudando os negócios mais afetados pela pandemia.

A extinção do horário de verão foi uma das primeiras ações do governo Bolsonaro, tomada por decreto em abril de 2019.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.