Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Restaurantes reagem a nova fala de ministro sobre horário de verão

Governo diz que mudança no horário não contribui para redução no consumo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor de restaurantes e bares, que defende a volta do horário de verão, reagiu à nova fala do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), nesta quinta-feira (30), que mais uma vez descartou a proposta.

Para a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), a posição do ministro não é a de Bolsonaro.

Albuquerque afirmou que a mudança no relógio não é necessária quando o assunto é a economia de energia, mas a entidade rebate dizendo que há outros benefícios ao adotar a medida.

Segundo a Abrasel, a retomada do horário de verão pode ajudar a impulsionar o movimento nos estabelecimentos, que sofreram com a pandemia, e sinaliza para a população que é preciso economizar energia.

A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) diz que lamenta a decisão em um momento em que o setor ainda tenta se recuperar da pior crise de sua história.

O movimento pela volta do horário de verão começou em junho deste ano e foi encabeçado por empresários do setor de turismo. O pedido foi oficialmente enviado ao governo Bolsonaro duas vezes e ganhou apoio de shopping centers, entidades do setor elétrico e de defesa do consumidor.

O Ministério de Minas e Energia já tinha dito que a medida teria impacto limitado no consumo de eletricidade e não ajudaria a enfrentar a crise energética atual.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) também divulgou um estudo em que concluiu que a retomada do horário de verão não terá impacto no enfrentamento da crise energética.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.