Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Segunda carga de aço importada da Turquia chega ao Brasil

Carregamento tem 20 mil toneladas, segundo representantes da construção civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova carga de 20 mil toneladas de aço vinda da Turquia chegou ao Brasil nesta quarta (22), segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Construção Civil). A expectativa é que o navio comece a ser descarregado na sexta (24).

Este é o segundo carregamento importado da matéria-prima desde que o setor começou a fazer pressão para reclamar de alta no preço e escassez do produto nacional.

Um terceiro lote deve ser fechado com empresas interessadas ainda em setembro.

Em julho, cerca de 140 incorporadoras de oito estados receberam outras 20 mil toneladas de aço, em ação conjunta da CBIC com a CooperconSC (cooperativa de construção de Santa Catarina), que também organizam a segunda carga.

Marco Polo de Mello, presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, que reúne as siderúrgicas, diz que o setor da construção usa a importação como uma opção comercial. "O que está errado é o pedido recorrente que a CBIC faz para obter a redução de imposto de importação de produtos siderúrgicos, com o objetivo de melhorar a margem do seu negócio de importar aço", diz.

Para Mello, o mercado brasileiro está abastecido com a matéria-prima, e os preços, antes pressionados pela elevação das commodities, também apresentam estabilidade. "O mercado está normalizado, sem nenhuma excepcionalidade que justifique um pedido de redução do imposto de importação", afirma.

Ele diz que o país importou 2,6 milhões de toneladas de aço laminado de janeiro a agosto de 2021, o que é considerado um fluxo normal e representa 17% das vendas internas.

Em julho, a CBIC, em ação conjunta com a CooperconSC (cooperativa de construção de Santa Catarina), já havia trazido da Turquia outras 20 mil toneladas do insumo para cerca de 140 incorporadoras de oito estados.

Os dois carregamentos entraram no Brasil por portos de Santa Catarina, que oferece benefícios fiscais aos importadores.

"Quem importa e entra por lá, não paga o ICMS que paga no resto do Brasil inteiro. Então tem uma assimetria competitiva. Quem importa por lá tem uma vantagem", diz Mello.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.