Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Venda de sorvete acumula queda na pandemia, diz consultoria

Para Euromonitor, produto teve mais dificuldade para ampliar consumo em casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A venda de sorvetes no Brasil deve registrar o segundo ano de queda na esteira da pandemia, segundo análise da consultoria Euromonitor.

A categoria encolheu 9,3% em 2020 e deverá ter nova retração, de 0,6% neste ano, afirma a Euromonitor. A expectativa é que sejam consumidos cerca de 437 milhões de litros neste ano.

Outros doces tiveram alta nas vendas no período. Chocolates deverão crescer 0,4% em 2021 após avançar 2,6% no ano passado, enquanto o consumo de bolachas doces subiu mais de 3% nos dois anos.

Gregory Ribeiro, analista da Euromonitor, diz que o consumo de sorvete depende mais da compra por impulso quando o cliente está na rua, em uma viagem ou no restaurante.

"Os chocolates têm um canal de compra consolidado para consumo em casa, enquanto a venda de sorvete de um litro no supermercado é menos relevante."

Segundo o analista, a categoria já vinha apresentando resultados fracos antes da pandemia. Por outro lado, Ribeiro diz que as inovações que avançaram por causa da Covid-19, como as embalagens para delivery, podem diminuir a sazonalidade do produto e a expectativa é de recuperação.

Com Mariana Grazini, Andressa Motter e Filipe Oliveira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.