Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com aumento no número de enlutados, cemitérios esperam receber público maior neste Dia de Finados

Prática das missas online, que ganhou força na pandemia, será mantida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois das mais de 600 mil mortes pela pandemia, os cemitérios devem receber no Dia de Finados deste ano um número de visitantes superior ao de 2019, segundo o Sincep (que reúne cemitérios e crematórios particulares).

"Vivemos dois anos com um número muito aumentado de óbitos, então, há um contingente de enlutados muito maior", diz Gisela Adissi, presidente da entidade.

As estruturas com tendas e banheiros serão expandidas. E as programações devem ser mais espaçadas para diluir o fluxo de pessoas, segundo Adissi.

Vai ser o primeiro Dia de Finados em formato híbrido, com programações presenciais e online. No ano passado, a tradicional missa realizada na data foi transmitida pela internet. Agora, a prática foi incorporada por algumas empresas.

Nos cemitérios do Grupo Cortel, a programação presencial será retomada, mas com transmissão online. A empresa está organizando eventos como missas e celebrações ecumênicas, música ao vivo e feira de adoção de animais, mas o food truck foi cancelad o neste ano por causa da pandemia.

Já o Cemitério Parque das Cerejeiras, de São Paulo, optou apenas por atividades presenciais, com missa e distribuição de mudas de árvores.

O diretor, Daniel Arantes, diz que o cemitério está se preparando para receber grande quantidade de visitantes, mas que ainda há dúvidas sobre o número, já que as pessoas seguem com receio de sair de casa.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.