Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Doria e Intimus anunciam doação de 1 milhão de absorventes

Produtos serão destinados para cerca de 100 mil estudantes em SP, segundo a marca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo fechou uma parceria com a marca Intimus, da Kimberly-Clark, para a doação de 1 milhão de absorventes a cerca de 100 mil estudantes do estado até o fim do ano, segundo a empresa.

A iniciativa vai fazer parte do programa Dignidade Íntima, lançado pelo do governo paulista em junho para combater a pobreza menstrual no estado.

No lugar de absorventes, mulheres usam panos e papel higiênico - Maria Ribeiro - P&G

No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente, que constava em projeto de lei aprovado no Congresso em setembro. Nas razões para veto, o governo federal alega que os artigos do projeto de lei não indicam a fonte de custeio ou medida compensatória, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Intimus diz que também vai distribuir mais de 100 mil cartões educacionais sobre o ciclo menstrual e a saúde íntima, e disponibilizar conteúdo digital sobre os assuntos nos canais da marca.

A marca de coletores menstruais Inciclo lançou um projeto com a Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante) para doar de 8.200 coletores a jovens aprendizes no país até o final deste ano.

Segundo a empresa, a ideia é renovar a parceria anualmente. Chamada de Projeto Novo Ciclo, a ação também terá oficinas, lives e podcasts sobre assuntos como higiene, saúde, sexualidade e meio ambiente.

Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo, afirma que a empresa tem tentado se aproximar de prefeituras e governos estaduais para desenvolver projetos que levem coletores e educação sobre menstruação a adolescentes.

"A menstruação é invisibilizada. Parece que é uma questão opcional ou de luxo, e só em 2021 isso está sendo falado. Merece toda a atenção do poder público", diz ela.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.