Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Doria lança força-tarefa em postos contra combustível adulterado

Governo diz que primeira operação deve começar na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o aumento no preço do combustível, o governador de São Paulo, João Doria, lançou uma força-tarefa para combater irregularidades na venda de combustíveis em postos no estado.

O grupo já planeja uma operação para a próxima semana, segundo Fernando José da Costa, secretário de Justiça, que coordena o trabalho.

A força-tarefa vai aumentar o número de operações nos estabelecimentos e lançar campanhas contra sonegação de impostos e fraudes no volume e na qualidade da gasolina vendida nos postos.

A ação do governo de SP chega no momento em que Doria vem combatendo a proposta do presidente da Câmara, Arthur Lira, que tenta reduzir o preço dos combustíveis por meio do ICMS. A ideia desagrada os estados que receiam diminuir a arrecadação do tributo estadual.

O secretário diz que a frequência das irregularidades costuma aumentar quando o preço do combustível sobe. "O consumidor busca os postos com preços menores, mas muito batizam os combustíveis ou entregam uma quantidade menor", afirma.

Também estão no alvo os postos das estradas para o litoral e algumas grandes cidades do interior do estado.

"As fraudes de adulteração são mais comuns nos postos de estrada porque eles têm a característica de não ter cliente fiel. Quem passa por ali não costuma passar de novo", diz o secretário.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.