Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu CRISE ENERGÉTICA

Fundos de urânio se valorizam na crise energética

Perspectiva de aumento na adoção de energia nuclear contribui para valorização, dizem gestoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rentabilidade de fundos que investem em urânio, matéria-prima usada como combustível nas usinas nucleares, está em alta nas gestoras de investimento.

A Vitreo registrou valorização acima de 23% em outubro do fundo de urânio lançado pela empresa em janeiro. Segundo a gestora, a crise energética mundial está impulsionando a demanda pelo metal, elevando também o preço.

Pastilha de urânio - Ricardo Borges/Folhapress

Já na Warren Asset, que inseriu o urânio em seu fundo de estratégia ESG em julho, o rendimento dos investimentos no metal foi de quase 22,5% neste mês.

Segundo Rafael Siqueira, sócio-diretor da L2 Capital, o fundo de urânio criado em 2018 pela gestora rendeu 17,5% no terceiro trimestre deste ano.

Ele afirma que o processo global de transição energética também contribui para a valorização do urânio, e que há um desequilíbrio entre oferta e demanda.

"Pelo lado da oferta, o preço subiu recentemente porque alguns fundos de investimento fizeram grandes compras de urânio físico. Hoje, a produção primária está abaixo da demanda, existe um déficit no setor", diz Siqueira.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.