Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Gigante das mudanças Granero cria Uber dos carretos para competir por pequenos fretes

Empresa vai cadastrar motoristas e receber 30% do valor do serviço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A empresa de mudanças Granero criou um novo serviço de carretos sob demanda, uma espécie de Uber para transportadores autônomos.

Chamada de Granero Express, a ferramenta conecta os profissionais aos consumidores que precisam contratar pequenos fretes, com viagens agendadas ou pedidas na hora.

Segundo Rafael Granero, diretor comercial da companhia, 400 motoristas já foram cadastrados na plataforma, que está em fase de teste em formato de site e terá um aplicativo até o final deste mês.

O funcionamento é semelhante ao modelo do Uber, em que os motoristas cadastrados usam o próprio veículo para realizar as viagens. A Granero fica com 30% do valor do frete.

“Estamos falando de serviços de carreto como o envio de um sofá. Muitos clientes procuram a Granero para esses transportes pequenos, mas o nosso padrão operacional é focado nas mudanças mais complexas. Ficávamos fora desse mercado”, diz o executivo.

Mudança realizada pela empresa Granero - Olga Lysloff/Folhapress

Ele afirma que, diferentemente da falta de regulamentação dos motoristas de aplicativos, a categoria dos transportadores autônomos tem resguardo na legislação. “Esse profissional, mesmo que faça só um serviço no mês, vai sair na minha folha de pagamento e entrar no recolhimento dos encargos sociais”, afirma Granero.

Já a cobrança ao cliente é calculada com base na quilometragem percorrida pelos motoristas e no tipo de veículo contratado. Por enquanto, o usuário poderá escolher entre vans ou caminhões com baús pequenos e comprar caixas de papelão, plástico bolha e outras embalagens que serão vendidas pela transportadora.

Segundo Granero, os carretos podem ser enviados para qualquer lugar do país, mas, no primeiro momento, as partidas ficarão limitadas ao centro expandido de São Paulo.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.