Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público apura destino de quase 3.500 pneus para aviões da Embraer

Empresa diz que houve imprecisão de informações na importação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil para apurar a destinação de milhares de pneus usados em aviões da Embraer.

Segundo o órgão, trata-se de um passivo ambiental de 3.483 pneus de aeronaves importados pela Embraer em 2016, mas a destinação pelos critérios de logística reversa ainda não foi esclarecida.

O órgão questiona como a empresa lida com a logística reversa e qual a destinação dos pneus depois de ficarem sem utilidade, se utiliza o aterro sanitário de São José dos Campos para a destinação dos resíduos.

Primeiro voo do avião elétrico Ipanema, desenvolvido pela Embraer - Claudio Capucho - 12.ago.2021/Embraer Divulgação

Procurada pelo Painel S.A., a Embraer afirma que o caso não se refere a descarte indevido de pneus.

"Houve imprecisão na prestação de informações no processo de importação de pneus novos para serem utilizados na produção de aeronaves, cuja maioria é destinada ao mercado externo. A situação foi regularizada e solucionada no Ibama assim que a empresa teve ciência da autuação", diz em nota a Embraer, que recebeu notificação do Ministério Público no dia 23 de setembro e afirma também que irá prestar os esclarecimentos solicitados dentro do prazo de 30 dias, "inclusive a não utilização de aterro sanitário para descarte de pneus".

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.