Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Movimento para diversidade racial nas empresas acelera planejamento

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial apresenta nova edição de seu índice em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento para superar o racismo no ambiente corporativo, que desde 2015 reúne grandes companhias de diversos setores, vai acelerar o planejamento.

A avaliação é que os casos dos assassinatos de George Floyd e João Alberto Freitas, além da própria pandemia, anteciparam os cenários.

"Estamos focando ações contundentes para 2025. A fase da construção, da sensibilização, do aprendizado, já acabou. Estamos há uns cinco anos com essa discussão da questão da diversidade étnico-racial. Tudo isso foi muito acelerado em função da pandemia, do George Floyd e do Beto, do Carrefour", diz Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa.

Segundo ele, foi feita a reestruturação da governança e do planejamento estratégico, com uma série de percentuais mínimo a serem atingidos até 2025.

"Fizemos uma leitura das melhores práticas e da literatura internacional, o que está acontecendo no mundo. Inclusive, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fizemos um cruzamento, entendemos a realidade do Brasil", diz Vicente.

No mês que vem, a Iniciativa apresenta a edição 2021 de seu Índice de Equidade Racial, feito em parceria com o Instituto Data Zumbi para mapear ações afirmativas de grandes empresas.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.