Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Facebook instagram

Varejistas calculam impacto da pane do WhatsApp nos negócios

Falta de comunicação ao longo do dia dificultou o diagnóstico nas empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Varejistas que usam WhatsApp e Instagram em seus comércios online ainda calculam o tamanho do estrago que a pane das redes sociais provocou nos negócios nesta segunda (4).

Marcelo Silva, presidente do IDV, associação que reúne as grandes redes, afirma que está difícil mensurar o impacto por causa da falta de comunicação com os membros da entidade. Mauro Francis, da Ablos (dos lojistas de redes menores), diz que o prejuízo vai ser pior nas vendas promovidas pelo Instagram.

WhatsApp ficou fora do ar nesta segunda-feira - REUTERS

Grandes varejistas, como a Via, dona das Casas Bahia, passaram a usar o WhatsApp para comercializar seus produtos no início da pandemia, quando as lojas físicas foram fechadas. Redes de outros setores, como C&A (moda) e C&C (construção civil), também adotaram o canal de vendas. A prática permaneceu no varejo mesmo após a reabertura.

Segundo Francis, o Instagram também é uma ferramenta importante porque permite o acesso do cliente ao ecommerce das marcas.​


com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.