Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Inflação de produto de higiene e limpeza alerta especialistas

Preço médio dos produtos saltou em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aumento nos preços dos produtos de higiene e limpeza alerta quem acompanha a evolução da inflação nas categorias além dos alimentos.

Esse tipo de produto foi o que apresentou a maior alta em oito capitais em outubro, depois dos alimentos, segundo levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus, com base em notas fiscais, em parceria com o Ibre FGV.

O amaciante para roupas chegou a registrar aumento de preço médio de 5,2% em Curitiba em outubro. O detergente líquido saltou 4,5% em Manaus no mês. O sabonete subiu 3,5% também em Curitiba, enquanto o sabão para roupa avançou 3,2% em Salvador.

Para Luiza Zacharias, diretora da Horus, as variações de um mês para o outro alertam porque estão diretamente relacionadas à pressão do câmbio e do petróleo, que pesam nos custos da indústria química e dos plásticos usados nas embalagens.

"Depois de alimentos e bebidas não alcoólicas, essa é a terceira categoria mais presente na cesta de consumo e vem subindo. O tíquete médio do material de limpeza saiu de R$ 18,30 no ano passado para R$ 20,40 neste ano", afirma Zacharias.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.