Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público cobra do Carrefour mais de R$ 14 milhões por diesel vazado

Caso aconteceu em maio de 2021 em uma loja da rede em Santos (SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) e o MPSP (Ministério Público de São Paulo) entraram com uma ação civil pública contra o Carrefour nesta terça (23), cobrando indenização de R$ 14,6 milhões pelo vazamento de óleo diesel em Santos (SP).

O caso aconteceu em maio, no gerador de um supermercado da rede no Praiamar Shopping. Segundo os órgãos, cerca de 2.000 litros do combustível chegaram ao mar por um canal, causando a morte de peixes.

Carrinhos de compra enfileirados com o logo do Carrefour
Paulo Whitaker/Reuters

Os ministérios públicos pedem a indenização por danos materiais ao ambiente. O recurso deve ser revertido ao Fundo de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente de Santos e ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do governo federal.

O valor foi calculado com base no volume e na toxicidade do diesel derramado, além da vulnerabilidade da área, dizem os órgãos.

A companhia já havia sido multada pelo Ibama e pela secretaria de Meio Ambiente de Santos.

Procurado pelo Painel S.A., o Carrefour afirma que a empresa ainda não foi citada oficialmente e que vai apresentar os devidos esclarecimentos tão logo isso aconteça.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.