Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público quer que Tesouro Nacional devolva mais de R$ 3 bi transferidos de fundo

FDD reúne verbas de multas e condenações judiciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal cobrou do Tesouro Nacional que restitua ao FDD (Fundo de Defesa dos Direitos Difusos) um montante superior a R$ 3 bilhões indevidamente transferido.

O fundo, do Ministério da Justiça, tem finalidade de devolver à população valores arrecadados de condenações judiciais e multas, direcionados a projetos que recomponham o patrimônio histórico e artístico, danos ao meio ambiente, ao consumidor e a outros interesses coletivos.

Segundo o procurador José Rubens Plates, os recursos foram usados para se reduzir o quadro de déficit fiscal como se fossem provenientes de arrecadação primária, em vez de sua destinação. O órgão deu 45 dias para resposta.

Procurado pelo Painel S.A., o Tesouro Nacional afirma que foi notificado da recomendação do Ministério Público Federal nesta quinta (4) e que se manifestará dentro do prazo. Neste momento, o assunto está sob análise.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.