Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Venda de imóveis cai no terceiro trimestre, diz indústria da construção

Redução no poder de compra das famílias e a inflação afetaram resultado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vendas de imóveis caíram 11,2% no terceiro trimestre em relação ao período anterior, segundo levantamento que a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) divulga nesta segunda-feira (22).

Na comparação com o mesmo intervalo de 2020, a queda foi de 9,5%. Ao todo, foram vendidas cerca de 59 mil unidades, o menor número registrado desde o segundo trimestre do ano passado.

A redução no poder de compra das famílias, aliada à inflação no custo da construção, prejudicou o resultado, segundo a entidade, que projeta novas elevações no preço dos imóveis nos próximos trimestres.

O impacto foi sentido com mais força no programa Casa Verde e Amarela, que viu as vendas caírem 15,3% em relação ao segundo trimestre do ano e quase 20% ante igual período de 2020. O programa também registrou queda nos lançamentos nas duas bases de comparação.

Na avaliação da CBIC, o cenário deve melhorar na reta final do ano, puxado por medidas anunciadas pelo governo para ampliar o uso do programa, como o aumento no teto do valor de imóveis que podem ser financiados e redução temporária de juros até o fim de 2022.

Já o lançamento de unidades em geral deu sequência ao crescimento visto desde o início do ano, com alta de 7% no terceiro trimestre ante o período anterior. A oferta, que vinha preocupando o setor nos últimos meses, fechou os últimos três meses com alta de 3,7%.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.