O varejo da capital paulista cresceu 15% em outubro em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo pela primeira vez o nível de vendas anterior à pandemia, segundo levantamento da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Na comparação com setembro deste ano, a alta foi de 17,4%, puxada pelas vendas do Dia da Criança. Já o avanço em relação a outubro de 2019 foi de 1,1%.
Segundo o economista da entidade, Marcel Solimeo, com o patamar de vendas recuperado, agora o setor pode voltar a projetar crescimento para 2022.
"Seria um avanço bastante auspicioso se considerarmos que as perdas foram muito grandes e nós ainda estamos enfrentando dificuldades, como inflação, problemas de energia e insumos", diz Solimeo.
O cenário é de otimismo com a chegada da Black Friday. Os varejistas estão ampliando as promoções, inclusive em farmácias e supermercados, que resolveram apostar na data. O crescimento das vendas pela internet também deve colaborar, segundo o economista.
Já o movimento do Natal depende da própria Black Friday, já que muitos brasileiros antecipam as compras para aproveitar os descontos, e da existência de algum auxílio destinado à população de baixa renda até o fim do ano. Segundo Solimeo, este é um fator importante, principalmente para a venda de alimentos e produtos de maior valor.
Ainda assim, o Natal de 2021 deve superar o resultado das duas datas anteriores, prevê Solimeo.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
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