Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Vendas no varejo paulistano atingem patamar pré-pandemia pela primeira vez, diz associação comercial

Com recuperação, setor pode projetar crescimento para 2022, segundo a ACSP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O varejo da capital paulista cresceu 15% em outubro em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo pela primeira vez o nível de vendas anterior à pandemia, segundo levantamento da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Na comparação com setembro deste ano, a alta foi de 17,4%, puxada pelas vendas do Dia da Criança. Já o avanço em relação a outubro de 2019 foi de 1,1%.

Segundo o economista da entidade, Marcel Solimeo, com o patamar de vendas recuperado, agora o setor pode voltar a projetar crescimento para 2022.

​"Seria um avanço bastante auspicioso se considerarmos que as perdas foram muito grandes e nós ainda estamos enfrentando dificuldades, como inflação, problemas de energia e insumos", diz Solimeo.

O cenário é de otimismo com a chegada da Black Friday. Os varejistas estão ampliando as promoções, inclusive em farmácias e supermercados, que resolveram apostar na data. O crescimento das vendas pela internet também deve colaborar, segundo o economista.

Já o movimento do Natal depende da própria Black Friday, já que muitos brasileiros antecipam as compras para aproveitar os descontos, e da existência de algum auxílio destinado à população de baixa renda até o fim do ano. Segundo Solimeo, este é um fator importante, principalmente para a venda de alimentos e produtos de maior valor.

Ainda assim, o Natal de 2021 deve superar o resultado das duas datas anteriores, prevê Solimeo.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.