Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu PIB

Bares, restaurantes e shoppings pretendem aumentar equipes ainda em 2021

Setores afetados pela pandemia apostam em crescimento com volta de consumidores às ruas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Representantes de bares, restaurantes e shopping centers, setores afetados duramente pela pandemia do coronavírus no ano passado, mantêm projeções otimistas para a recuperação de suas atividades nos próximos meses, apesar da chegada da variante ômicron.

"A disposição do consumidor de voltar com força a frequentar bares e restaurantes e o aumento do emprego estão nos levando a um crescimento real de 3% neste segundo semestre, comparado com 2019", diz Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, associação do setor.

Ele prevê que o segmento chegará ao fim deste semestre com geração de 600 mil novos postos de trabalho. De julho a setembro, foram criadas 450 mil vagas, segundo a associação.

Para a Abrasce, que representa os shopping centers, a continuidade da expansão do setor de serviços tende a contribuir com os negócios dos lojistas. Dados divulgados na semana passada mostraram crescimento de 1,1% dos serviços no terceiro trimestre, quando o PIB (Produto Interno Bruto) caiu 0,1%.

Segundo a entidade, o setor deve contratar 98 mil trabalhadores temporários no último trimestre deste ano, o equivalente a 10% de sua força de trabalho no fim do ano passado. A conta inclui funcionários recrutados para a temporada de promoções da Black Friday e outros que trabalharão no Natal.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.