Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

BlackRock mantém cautela diante de emergentes ao rever cenário global

Para maior gestora de investimentos do mundo, preços de ativos no Brasil já incorporam risco político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maior gestora de investimentos do mundo, a BlackRock continua observando com cautela mercados emergentes como o Brasil, segundo um novo relatório em que analisa as perspectivas para o próximo ano e revê suas recomendações para investidores, que será divulgado nesta segunda (13).

​A empresa, que administra US$ 9 trilhões em investimentos, segue otimista com a situação da China, mas mantém recomendação neutra para ações de outros mercados emergentes e títulos de dívida emitidos por empresas e governos desses países para captar recursos no mercado externo.

A BlackRock aponta perspectivas favoráveis para investimentos em renda fixa nos mercados domésticos, com recomendação moderadamente positiva. Para a empresa, a elevação das taxas de juros em lugares como o Brasil tornará mais atraentes os rendimentos de títulos de empresas e governos.

Lista de cotações de empresas com ações negociadas na bolsa, incluindo os códigos das empresas, os preços das ações e variações. As variações positivas estão em verde e as negativas em vermelho.
Painel da B3 com as cotações das ações na bolsa de valores. - Cris Faga/Folhapress

​Axel Christensen, estrategista-chefe da BlackRock para a América Latina, diz que a maioria dos mercados emergentes está se recuperando lentamente dos efeitos da pandemia do coronavírus e isso prejudica as perspectivas de crescimento das suas empresas, inibindo os investimentos em ações.

"Países que já estavam em situação mais frágil antes da pandemia não tiveram a mesma capacidade dos mais avançados para lidar com o desemprego e outras questões, e agora estão saindo da crise com cicatrizes permanentes e novos problemas, como a inflação alta", afirma Christensen.

A BlackRock prevê que o retorno proporcionado por aplicações em renda fixa com a alta dos juros em países como o Brasil continuará atraente mesmo se o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, também começar a elevar as taxas de juros no próximo ano para conter a inflação.

"Os investidores esperam da renda fixa um fluxo de rendimentos consistente e se importam menos com crescimento", diz Christensen. "As taxas oferecidas por países como o Brasil, a Colômbia e a Rússia estão muito atraentes e parecem compensar os riscos envolvidos."

As incertezas criadas pelas eleições presidenciais e pelo enfraquecimento dos mecanismos de controle das contas públicas no Brasil preocupam menos, segundo o estrategista da BlackRock. "Ciclos eleitorais fazem parte do cenário e boa parte do risco político já está no preço", afirma.

Para Christensen, no longo prazo o mais importante para os investidores será a volta do crescimento econômico. "As projeções para o Brasil no próximo ano são muito modestas", diz. "Para além do ciclo eleitoral, o que interessa para eles é saber como o país retomará uma trajetória de crescimento."

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco​.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.