Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Calçado americano vai ganhar o mundo como Havaianas, diz presidente da Alpargatas

Segundo Roberto Funari, nova marca vai aproveitar estrutura da brasileira para expansão internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para Roberto Funari, presidente da Alpargatas, que nesta segunda (20) anunciou investimento bilionário na americana Rothy's, uma marca nativa digital de calçados feitos de insumo sustentável da Califórnia, a ideia que prevalece no negócio é complementaridade e similaridade com a Havaianas.

Ele diz ver potencial para que a jovem empresa, que começou a vender produtos feitos de garrafa PET reciclada em 2016, siga trajetória semelhante à da Havaianas na expansão internacional.

"A Havaianas foi do Brasil para ganhar o mundo. Queremos ver a Rothy's dos Estados Unidos para ganhar o mundo", diz Funari.

Enquanto a marca brasileira tem calçados abertos para ocasiões de uso fora de casa e lazer, a Rothy's entra com sapatos fechados para trabalho ou atividades diárias da rotina. A Havaianas é forte no Brasil e na Europa, já a nova marca chega com pilar construído nos Estados Unidos. Ambas entraram neste ano na categoria de sneackers, que é a de maior crescimento, mas todo o restante do portfólio é complementar.

Homem branco de braços cruzados, sorrindo, ao lado de havaianas
Roberto Funari, presidente da Alpargatas, em loja da empresa - Ronny Santos/Folhapress

"Além de geografia e ocasiões de uso, tem a questão dos canais. A Rothy's já nasceu no digital. A Havaianas tem faixa de preço democrática. Essa é uma marca mais premium. Vai crescer muito em calçados fechados", diz Funari.

Para o executivo, a transação é também mais um gesto da centenária Alpargatas em direção à expansão digital e da capacidade de inovação tecnológica, que vem sendo perseguida nos últimos anos, como a recente aquisição da empresa de soluções digitais Ioasys.

Funari afirma que as marcas vão operar separadas, mas explorando oportunidades conjuntas, como a expansão internacional, para aproveitar a presença da Havaianas em múltiplos canais de vendas, a infraestrutura de ecommerce e cadeia de suprimentos.

Segundo o executivo, a Rothy's também favorece o negócio com sua manufatura própria de 350 máquinas de tricotagem na China, enquanto a Havaianas tem logística global.

Parte do investimento entra em construção de marca, expansão da rede de lojas no varejo, fortalecimento de operações e inovação.

O acordo para compra de 49,9% Rothy's por até US$ 475 milhões (R$ 2,7 bilhões) está previsto para ocorrer em etapas. A operação depende a aprovação de autoridades antitruste norte-americanas.

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.