Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Construção civil prevê forte desaceleração do crescimento em 2022

Projeções de entidade do setor apontam expansão de 7,6% neste ano e 2% no próximo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria da construção civil prevê forte desaceleração dos negócios do setor no próximo ano, após registrar um ano de forte crescimento com a entrega de projetos contratados no início da pandemia.

Projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontam crescimento de 7,6% neste ano e de apenas 2% no próximo, de acordo com dados que serão divulgados nesta segunda-feira (13).

Segundo a entidade, o crescimento foi puxado pelo ciclo de vendas de 2020. "Estamos produzindo o que foi vendido lá atrás e a velocidade está muito forte", afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

As projeções deste ano foram revistas várias vezes pelo setor, que estava inicialmente pessimista por causa da alta nos preços dos insumos e depois passou a observar ritmo mais acelerado nas obras.

O pessimismo com o ano que vem é reflexo das incertezas criadas pela alta dos juros e pela queda da renda dos brasileiros, que devem ter impacto negativo especialmente no segmento da habitação popular.

A CBIC continua preocupada com a alta nos custos da construção. O índice que mede a variação dos preços de materiais e equipamentos subiu mais de 42% durante a pandemia, puxado por ferro e aço.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.