Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Crescem exigências de conteúdo nacional para projetos de energia limpa

Número de países com políticas para indústrias locais chega a 34, diz levantamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um número crescente de países tem adotado exigências de conteúdo local para o desenvolvimento de projetos de energia solar e eólica, de acordo com levantamento publicado nesta semana pelo Instituto Peterson de Economia Internacional, influente centro de estudos americano.

Em 2015, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) identificou políticas desse tipo em 21 países. Desde então, mais 13 países adotaram exigências de conteúdo local, incluindo Alemanha, Austrália, o Reino Unido, Japão e Taiwan, diz o novo levantamento.

O pacote de investimentos lançado por Joe Biden nos Estados Unidos neste ano prevê exigência de 40% de conteúdo nacional nos projetos que se candidatarem a receber subsídios. No Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) exige até 50% para alguns itens.

A Alemanha estabeleceu neste ano uma política para estimular o desenvolvimento regional de fontes de energia renovável. Nos próximos leilões para construção de parques de energia eólica, 15% do volume de energia a ser gerado ficará reservado para projetos localizados no sul da Alemanha.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.