Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Deputados se opõem a criação de empresas para gestão de garantias bancárias

Projeto apresentado pelo governo, em regime de urgência, recebe 22 emendas na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputados federais apresentaram 22 emendas para alterar o projeto de lei do governo Jair Bolsonaro que cria novas regras para garantias de empréstimos bancários. Apresentado em novembro, o projeto tramita em regime de urgência e pode ser colocado em votação no primeiro semestre de 2022.

Três emendas propõem a supressão de um capítulo que cria empresas dedicadas à gestão das garantias oferecidas pelos tomadores dos empréstimos, uma das principais inovações propostas pelo governo. Presidentes de tribunais estaduais e entidades de defesa do consumidor se opuseram à ideia.

Ilustração estilizada mostra duas mãos segurando cédulas de real, duas notas de 50 e uma de 100 reais.
Novas regras para garantias bancárias podem facilitar acesso a crédito. - Gabriel Cabral/Folhapress

O projeto busca reduzir custos dos empréstimos e ampliar o acesso a crédito com as novas regras. Um dos dispositivos autoriza o fracionamento de bens oferecidos aos bancos como garantia, permitindo que um mesmo imóvel, por exemplo, seja usado para tomar vários financiamentos.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) manifestou apoio à iniciativa quando o projeto foi apresentado à Câmara dos Deputados. Os bancos apontam a falta de garantias e as dificuldades para executá-las como um dos principais fatores de encarecimento do crédito no Brasil

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco​.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.