Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresas querem mudar normas para ampliar receitas de PPPs de iluminação pública

Objetivo é usar contribuição cobrada em contas de luz para custear outros serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empresas contratadas nos últimos anos para modernizar a iluminação pública de várias cidades por meio de parcerias público-privadas estão se articulando para tentar mudar normas aplicadas aos projetos.

O objetivo é aproveitar a infraestrutura dos parques de iluminação para oferecer mais serviços e assim aumentar suas receitas. A mobilização das empresas envolve ações no Congresso, nas prefeituras e em bancos oficiais que têm ajudado os municípios a pôr de pé as PPPs.

Ciclovia com vários ciclistas se exercitando à noite. Há vários postes de iluminação ao longo da ciclovia. Ao fundo, edifícios residenciais com janelas iluminadas.
Moradores de São Paulo em ciclovia na Vila Olímpia, onde novo sistema de iluminação com gerenciamento remoto foi instalado neste ano. - Ronny Santos/Folhapress

As empresas querem alterar a legislação que regula a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, criada em 2002 para cobrir as despesas das prefeituras e cobrada nas contas de luz dos consumidores. As regras vigentes impedem que o dinheiro seja usado para custear outros serviços.

Segundo as empresas, mudanças nas normas do tributo permitiriam usar o dinheiro para instalar câmeras de segurança, semáforos inteligentes e antenas para conexão sem fio com a internet nos postes da iluminação pública, gerando benefícios para a população e mais receitas para os projetos.

Embora muitas PPPs permitam a busca de receitas complementares, restrições legais e imprecisões dos contratos criam insegurança jurídica, diz Miguel Noronha, diretor da BMPI, responsável pela iluminação de Belo Horizonte, e coordenador de um grupo de estudos sobre o tema criado pela Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Segundo a consultoria Radar PPP, foram assinados 56 contratos para manutenção e modernização de iluminação nos últimos anos e existem cerca de 400 projetos em andamento no país, incluindo iniciativas anunciadas pelas prefeituras e parcerias em estágios de desenvolvimento mais avançado.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.