Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Farmacêutica brasileira avança em pesquisa que leva proteína do coronavírus em viagem espacial

Objetivo é cristalizar o material para melhorar a sua visualização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pousou na manhã desta quarta (22) na ISS (Estação Espacial Internacional) uma cápsula da SpaceX que leva experimento brasileiro sobre o coronavírus.

A pesquisa, desenvolvida pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), é financiada pela farmacêutica Cimed, que contratou a empresa brasileira de logística espacial Airvantis para viabilizar o projeto.

Cápsula espacial branca chega perto de estrutura de metal, no espaço
Momento em que cápsula da Space X é acoplada à Estação Espacial Internacional - Divulgação

O objetivo do experimento levado ao espaço é cristalizar uma proteína do Sars-Cov-2. De volta à Terra, isso deve ajudar a visualizar melhor essa estrutura do vírus.

"Consideramos muito promissor o futuro da indústria farmacêutica nacional no espaço, que funciona como um grande laboratório, já que os estudos em órbita nos ajudam a entender o funcionamento do nosso organismo aqui na Terra", afirma João Adibe Marques, presidente da Cimed.

A Airvantis também tem três novas missões espaciais agendadas para o primeiro semestre de 2022, juntamente com a Cimed, e espera realizar ainda pelo menos outras duas até o final de 2022.

"O número de lançamentos pode ser maior no próximo ano, pois negociações estão em andamento. A pesquisa espacial entrou na agenda de inovação das empresas brasileiras. Ter um player logístico especializado e a chegada de novas tecnologias torna mais acessível esse tipo de investimento", afirma Lucas Fonseca, diretor-executivo da Airvantis. ​

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.