Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fusões e aquisições crescem 52% no país até novembro

Dados da consultoria Duff & Phelps apontam que 2021 terá recorde histórico no segmento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foram registradas 150 transações de fusão e aquisição no país em novembro, o que coloca o mês como o terceiro melhor do ano, atrás de outubro e março, segundo a consultoria Duff & Phelps.

O volume acumulado em 11 meses é de 1.455 transações, 52% mais do que no mesmo período de 2020. Na comparação com novembro do ano passado, a alta fica em 23%.

Segundo Alexandre Pierantoni, diretor da consultoria, a expectativa é fechar o ano com pelo menos 1.500 transações, recorde para o país. Ele ressalta que há cinco anos a média anual era de apenas 800 transações.

Mão de brinquedo segura cédula de 200, em fundo vermelho
Cédula de R$ 200 - Gabriel Cabral/Folhapress

O movimento de alta nas fusões e aquisições é global —dados da consultoria Dealogic apontam recorde no mundo, com 63% mais transações. Por aqui, colaboraram para o resultado a queda da taxa de juros no primeiro semestre, que estimulou o apetite por risco dos investidores, e a onda de IPOs e follow-ons, analisa Pierantoni. A diversificação dos setores envolvidos nas transações, em vez do usual foco na tecnologia, também ajudou a aumentar os números.

Para o ano que vem, a expectativa é positiva, mas o investidor vai continuar cauteloso, segundo o executivo. "O aumento da taxa de juros, a indefinição sobre a inflação, o déficit do governo e o ambiente eleitoral trazem mais incerteza", afirma.

Também pode ser mais difícil atrair investidores estrangeiros. "O mundo está se recuperando da crise, e o Brasil não está conseguindo acompanhar, por seus problemas internos", diz Pierantoni.

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.