Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Inflação e crise alertam lojistas no Natal

Associação de redes de shoppings prevê maior impacto para marcas que atendem classe C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O monitoramento da Ablos (associação de lojas menores de shoppings) sobre a temporada de vendas de Natal deste ano tem sinalizado que as marcas com perfil de consumidor das classes C e D já sentiram os efeitos do enfraquecimento no poder de compra de seus clientes, enquanto os que vendem para as classes mais altas celebram seus resultados.

A percepção preliminar deve trazer poucas mudanças após o fechamento das compras na véspera do Natal.

Além da crise e da inflação, que prejudicam as vendas, os lojistas também lamentam o enxugamento das ações que ajudam a atrair os clientes aos shoppings, como as promoções que trocam brindes por pontos acumulados nas compras e sorteios de carros.

"Como o fundo de promoção usado para isso é formado por um percentual do aluguel mínimo pago pelos lojistas, geralmente 20%, a arrecadação caiu na pandemia, porque teve o desconto do período de fechamento. Já foi assim no ano passado", diz Mauro Francis, presidente da Ablos.

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.