Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Municípios gaúchos resistem a plano de privatização do saneamento

Prefeitos de 74 das 317 cidades atendidas pela Corsan aderiram a novos contratos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo do Rio Grande do Sul encontrou grande resistência entre municípios do interior do estado ao plano de privatização da Corsan, companhia estadual de saneamento básico que pretende colocar à venda no início do próximo ano.

Somente 74 dos 317 municípios atendidos pela empresa atualmente assinaram novos contratos com ela até a quinta-feira (16), último dia fixado pela legislação estadual para adesão das prefeituras a uma etapa crucial para o sucesso da privatização.

Unidade da Corsan em Capivari do Sul (RS) - Divulgação

Os 74 municípios que aderiram ao plano do governo reúnem a maior parte da população atendida pela Corsan, que vive em cidades de pequeno e médio porte do interior e da região metropolitana de Porto Alegre, e representam 52% do seu faturamento, segundo a companhia.

O novo marco legal do setor de saneamento obriga municípios com contratos vencidos a abrir licitação pública para contratar novos concessionários, mas permite a renovação de contratos com as companhias estaduais que estiverem a caminho da privatização, o que as torna mais atrativas para os investidores.

Muitos municípios atendidos pela Corsan têm dúvidas sobre os ganhos que podem obter com a privatização, apesar dos incentivos oferecidos pelo estado. Os que assinaram novos contratos, com prazo de validade até 2062, receberam ações da empresa e garantias de manutenção das atuais tarifas sem reajustes além da inflação.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.