Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Preços de material de construção e mão de obra atrasam reformas, diz pesquisa

Rede Obramax diz que 70% dos cariocas tiveram de diminuir ritmo de projetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Custos com reformas residenciais, que tiveram um boom no início da pandemia, começaram a pesar no bolso dos cariocas, que estão interrompendo as obras para fazer frente a outros gastos prioritários.

Segundo pesquisa feita pela Obramax, rede de materiais de construção, 70% dos cariocas tiveram de atrasar as obras recentemente, e 33% o fizeram pelo período de seis meses a um ano. O principal motivo apontado foi a alta do custo dos materiais e da mão de obra.

A inflação afetou os planos de 89% dos entrevistados que tinham a intenção de reformar ou construir. A perda do poder de compra das famílias agravou o cenário. Entre os 500 entrevistados, quase 40% disseram que a renda diminuiu durante a pandemia.

Como resultado, 43% desistiram de reformar. Quase a mesma porcentagem resolveu tocar a obra mesmo assim, com foco, principalmente, em serviços de ajuste, como pinturas e consertos elétricos, segundo a pesquisa.

Para evitar mais gastos, 34% resolveram fazer sozinhos a própria obra. A pesquisa foi feita de 27 de outubro a 4 de novembro pela plataforma da MindMiners, com entrevistados do Rio de Janeiro que construíram ou reformaram nos últimos 12 meses ou pretendem fazê-lo no próximo ano.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.