Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Procura por cidadania alemã aumenta após processo ser simplificado

País europeu não exige mais conhecimento do idioma e direito pode ser obtido por declaração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A procura de brasileiros por dupla cidadania registrou um aumento de 200% entre março de 2020 a março de 2021, segundo a Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP, e muitos foram em busca do passaporte alemão. A EuroCidadanias, especializada em assessoria para cidadania europeia, afirma que a mudança na legislação de nacionalidade da Alemanha aumentou a busca pela cidadania no último ano.

Em vigor desde agosto deste ano, o país europeu simplificou o processo para descentes de mãe alemã e pai estrangeiro casados e para que tem descendência de pai alemão com mãe estrangeira não casados no momento do seu nascimento. A nova lei criou ainda a naturalização reparatória após perseguição política, racial ou religiosa e não requer mais que o solicitante fale alemão.

Em 2021, o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo processou cerca de 1.500 pedidos de cidadania alemã. Em 2020, foram cerca de 500 inscrições.

O passaporte alemão é considerado o segundo mais poderoso do mundo, segundo ranking divulgado pela consultoria Henley & Partners, atrás apenas dos passaportes do Japão e de Singapura, empatados no primeiro lugar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.