Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Projeto pode impor a executivos de empresas regras iguais às adotadas para lobistas

Proposta de regulamentação da atividade de lobby está em discussão no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Executivos de empresas privadas que se reunirem com agentes públicos para tratar de negócios poderão ficar sujeitos às mesmas exigências de transparência que o governo federal pretende impor a lobistas profissionais, de acordo com a mais recente versão de um projeto de lei em discussão no Executivo.

A proposta, que busca regulamentar a atividade de lobby no país, prevê que as audiências sejam registradas publicamente, com identificação dos participantes e dos assuntos tratados.

O plenário da Câmara dos Deputados é visto do alto, com alguns deputados circulando no corredor central entre as bancadas e outros na mesa diretora dos trabalhos. Dois grandes painéis exibem as listas de votação.
O plenário da Câmara dos Deputados, durante votação da PEC dos Precatórios, em novembro. - Frederico Brasil/Futura Press/Folhapress

O projeto também deverá incluir uma ressalva para contatos casuais entre autoridades e representantes do setor privado em eventos sociais. A ideia é que encontros em que não houver discussão de interesses das empresas não precisarão ser divulgados como as audiências.

Escritórios que atuam na área de relações governamentais defendem a imposição de uma quarentena para ex-ocupantes de cargos públicos que quiserem exercer a atividade. Hoje, ex-parlamentares não estão sujeitos à quarentena que ex-funcionários do Executivo devem cumprir após deixar o cargo.

Há mais de uma dezena de projetos de regulamentação da atividade de lobby em tramitação no Congresso. O governo promete apresentar sua proposta desde o ano passado. Pessoas que acompanham a discussão dizem que ele deverá ser enviado ao Legislativo em breve.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.