Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Varejo de material de construção prevê queda das vendas em 2022

Após aumento de 9,5% neste ano, projeção é queda de 1,5% no próximo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vendas de material de construção no varejo devem fechar o ano com crescimento de 9,5% em relação a 2020, mas deverá haver forte desaceleração no próximo ano, segundo a Anamaco, associação do setor.

Após três meses de queda, um número maior de varejistas tem registrado aumento nas vendas, diz a entidade. Em novembro, 33% dos associados se disseram otimistas, em especial no Norte e no Nordeste.

Mas a expectativa que predomina entre os comerciantes é a de estabilidade nas vendas, indicada por quase 40% dos empresários. Outros 28% afirmaram que suas vendas continuaram caindo em novembro.

A associação prevê que as vendas cairão 1,5% no próximo ano, mas ainda aposta na procura de materiais para acabamento de imóveis novos entregues nos últimos meses para obter algum resultado positivo.

​Katia Ratnieks, consultora da Anamaco, diz que algum otimismo é comum no fim do ano, porque muitas famílias aproveitam a época para fazer consertos em casa, mas as vendas devem esfriar novamente depois.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

Erramos: o texto foi alterado

A Anamaco prevê queda das vendas do setor em 2022, e não crescimento de 8,5% como versão anterior desta nota afirmou. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.