Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria STF

Após Skaf, indústria especula se Fiesp vai com Bolsonaro ou Lula

Empresários aguardam sinais do novo presidente da entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chegada de Josué Gomes da Silva neste mês à sala que Paulo Skaf ocupou durante 17 anos na presidência da Fiesp atiçou a curiosidade de industriais, que se perguntam se haverá uma "desbolsonarização" da entidade, já que Skaf era um forte aliado de Bolsonaro.

Por outro lado, cresce também a dúvida se haverá uma "PTtização", dado que Josué é filho de José Alencar (1957-2011), vice do ex-presidente Lula nos dois mandatos do petista.

0
Evento do fim do mandato de Paulo Skaf na Fiesp, após 17 anos. Na foto, o atual presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, aperta a mão do seu antecessor em frente ao presidente da CIESP, Rafael Cervone - Jardiel Carvalho 9.dez.21/Folhapress

Quem acompanha seus primeiros passos no cargo rejeita os dois cenários e diz que, provavelmente, haverá algum distanciamento de Bolsonaro porque Skaf vinha manifestando apoio ostensivo ao presidente, comportamento que Josué não deve seguir, mas nem por isso se pode concluir que a Fiesp cairá no colo de Lula.

A ressalva formal é a de que a entidade é neutra politicamente e que Josué não tem pretensões partidárias.

Nos bastidores, a avaliação é a de que a Fiesp é orgânica e tem uma base com suas próprias convicções: basta lembrar quantas vezes Bolsonaro saiu aplaudido de eventos na entidade.

Internamente, o que se espera é uma mudança nítida de estilo, com um novo presidente de perfil mais recolhido que Skaf, característica que Josué terá de contornar neste ano eleitoral para dar protagonismo à agenda da indústria.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.