Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Fabricante de calçado espera novo empurrão das exportações em 2022

Em 2021, ano de recuperação do setor, o avanço foi de quase 37%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor calçadista brasileiro projeta um crescimento de 5% nas exportações em 2022 em relação ao ano passado, segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

Foram as exportações que sustentaram a recuperação das atividades da indústria calçadista em 2021 após o baque do primeiro ano da pandemia, segundo a entidade.

O país encerrou o ano com 123,6 milhões de pares de calçados embarcados para ao exterior, 32% a mais do que no ano anterior. Foram cerca de R$ 5,1 bilhões negociados, um crescimento de quase 37%.

O avanço foi puxado pelos Estados Unidos, principal destino do produto brasileiro em 2021. Os norte-americanos importaram 15 milhões de pares no período, totalizando quase R$ 1,3 bilhão negociados. Na sequência, aparecem Argentina e França.

As importações também subiram. No acumulado do ano, foram 22,7 milhões de pares, um incremento de 7,5% em volume em relação a 2020. Os países asiáticos são os principais fornecedores, com destaque para a China, Vietnã e Indonésia.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.