Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Farmácias que venderam autoteste de Covid sem registro retiram produto da prateleira

Drogarias Pacheco, São Paulo e Raia Drogasil começam a remover mercadoria após determinação da Anvisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Farmácias começam a recolher das prateleiras os autotestes para Covid-19 que foram colocados à venda antes do registro dos produtos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A etapa é obrigatória para a comercialização.

Nesta segunda-feira (31), a agência reguladora determinou a remoção dos exames em unidades das Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo e Raia Drogasil de todo o país.

Procurado pelo Painel S.A., o Grupo DPSP, dono das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, afirma que já retirou o produto das prateleiras. A Raia Drogasil diz que vai interromper a comercialização.

Autotestes de Covid produzidos por empresa na França - Damien Meyer/AFP

O uso do autoteste no Brasil foi autorizado na última sexta (28), mas os produtos precisam ter registro na agência antes de serem vendidos em farmácias e drogarias.

Segundo a Anvisa, na última quarta-feira (26), já havia sido publicada outra resolução determinando que a Drogaria Pague Menos suspendesse a comercialização dos autotestes.

Procurada pelo Painel S.A., a agência diz que as empresas que comercializam produtos sem registros cometem infração sanitária, que é apurada em processo administrativo. As penalidades aplicáveis são advertência, apreensão e inutilização, interdição e multa.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.