Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Laboratórios suspendem testes, priorizam internados e gerenciam estoque

Clínica DaVita enviou mensagens a clientes avisando que interrompeu testagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Laboratórios de diagnósticos seguem em situação de alerta para oferecer testes de Covid aos clientes.

A DaVita Serviços Médicos enviou mensagem a clientes para avisar que suspendeu temporariamente a realização de exames do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro para detectar a infecção pelo vírus.

Segundo a rede de clínicas, que oferece serviços ambulatoriais e de outras especialidades na região metropolitana e capital de São Paulo, a suspensão se deve ao aumento de casos de síndrome gripal e restrição de insumos no mercado. A empresa diz que deve retomar sua oferta de exames quando for viável.

Testagem de Covid em Guarulhos, São Paulo - 12jan2022/REUTERS

Nos laboratórios da Dasa, que também foram impactados pelo desabastecimento de insumos para os testes, os exames RT-PCR, antígeno e Influenza têm sido feitos somente com agendamento prévio. A empresa afirma que está priorizando pacientes internados.


Procurado pelo Painel S.A., o Grupo Fleury não detalha como estão seus estoques de testes. Diz que está gerenciando seus insumos e fazendo exames para Covid em clientes com agendamento. "O Grupo Fleury tem realizado adequada gestão e fluxo de suprimentos, o que tem permitido superar esse ambiente de restrição", diz a empresa.

Alexandre Bitencourt, presidente do Sindilab-DF, que reúne empresas da rede privada de análises clínicas no Distrito Federal, disse que, desde quinta-feira (13), já não era mais possível comprar insumos importados para os testes.

Segundo ele, os fornecedores prometeram fazer entrega dos reagentes só no dia 28.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.