Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus enem Fies

MEC abre processo contra Faculdade Anhanguera por suspeita de descumprimento do Fies

Instituição diz que não recebeu a notificação, mas está em contato com o ministério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria de Educação Superior, órgão do Ministério da Educação, instaurou processo administrativo contra a Faculdade Anhanguera de Campinas por suspeita de descumprimento das condições do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O ministro da Educação Milton Ribeiro durante coletiva de imprensa no MEC, em novembro de 2021 - Pedro Ladeira -29.nov.21/Folhapress

Segundo a portaria publicada na última segunda-feira (24), foram encontrados indícios de infração às obrigações assumidas nos termos de adesão ao programa. O objetivo é aferir a responsabilidade da instituição e, se for o caso, aplicar penalidades.

Questionado pelo Painel S.A. o MEC não informou quais são os indícios.

A lei do Fies prevê a impossibilidade da adesão da faculdade ao Fies por até três processos seletivos consecutivos, ressarcimento dos encargos indevidamente cobrados, multa e exclusão da instituição como beneficiária de novas vagas no programa.

O órgão deu dez dias para que a Anhanguera se manifeste.

Procurada pelo Painel S.A., a faculdade diz que não recebeu a notificação e a nota técnica indicadas na portaria. "A instituição ressalta que está em contato com o Ministério da Educação desde a data em que a portaria foi publicada, na segunda-feira (24), para ter acesso ao teor da nota técnica e, assim, poder se manifestar", diz a empresa em nota.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.