Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público investiga ação do Iphan sobre loja da Havan em centro histórico

Órgão cita arquitetura que pode impactar entorno com bens tombados em Blumenau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal abriu inquérito na semana passada para averiguar a atuação do Iphan na autorização de um projeto de loja da Havan no centro histórico de Blumenau (SC).

O MPF aponta as características arquitetônicas do empreendimento, que destoam do ambiente urbanístico do entorno, podendo impactar dois bens tombados na cidade, a Igreja Luterana do Espírito Santo e o Museu da Família Colonial.

Fachada de loja da Havan em São Luis (MA); a rede é conhecida por simular a fachada da Casa Branca e por teruma réplica da estátua da Liberdade na porta - Matheus Soares-21.ago.21/Folhapress

As lojas do empresário bolsonarista Luciano Hang simulam a fachada da Casa Branca e com uma réplica da estátua da Liberdade na porta.

Procurados pelo Painel S.A., o Iphan e a Havan não responderam.

Este não é o primeiro episódio envolvendo as lojas de Hang e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O órgão é alvo constante de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que admitiu ter exonerado servidores em benefício do empresário.

Uma outra loja da rede, inaugurada em julho do ano passado na cidade de Rio Grande (RS), ficou famosa no início de 2020, quando Bolsonaro disse que o Iphan teria travado a obra porque foi encontrado um "cocô petrificado de índio " no terreno. Eram descobertas arqueológicas.

O caso voltou ao noticiário no ano passado, quando Bolsonaro trocou a presidência do órgão.

No mês passado, o MPF chegou a pedir o afastamento da presidente do Iphan, Larissa Dutra, após a divulgação de um vídeo no qual Bolsonaro disse (a uma plateia de empresários na Fiesp que o aplaudiu) que as nomeações que faz para o órgão do patrimônio têm como finalidade "não dar dor de cabeça".

com Fernanda Brigatti, Ana Paula Branco e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.