Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros inflação trânsito

Trânsito na capital paulista recua com ômicron, férias e gasolina cara

Comércio prevê que desaceleração nas vendas se intensifique em janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo sem limites à circulação de pessoas para conter o avanço da Covid e com o rodízio suspenso até o dia 16, o trânsito na capital paulista recuou neste mês de janeiro. A média mensal de lentidão nos dias úteis no primeiro mês do ano, que antes da pandemia foi de 96 km em 2019 e 78 km em 2020, está em apenas 24 km, conforme os dados parciais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A tendência é que fique abaixo dos 54 km de janeiro de 2021, quando os paulistanos ainda esperavam a vacina. O avanço da ômicron, as viagens de férias escolares e até o preço do combustível são apontados como possíveis causas.

O varejo sente a queda no movimento. "Em geral, janeiro não é um mês muito propício para o comércio. Há uma desaceleração por causa dos juros mais altos, desemprego alto, perda de poder aquisitivo, e também incide o temor dos consumidores em se contaminar pela Covid", diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Ele prevê que a desaceleração nas vendas continue em janeiro e até se intensifique, caso a pandemia piore.

"O aumento de preços de itens básicos reduz o poder de compra. E acho que o fato de a gasolina estar mais cara também inibe uma maior circulação veicular. Dá para notar que está bem tranquilo [o trânsito]. Esse é um indicador de que a atividade econômica está desacelerando", diz Gamboa.

​com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.