Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados obtêm liminar contra mudança no ISS pela Prefeitura de São Paulo

Decisão abrange sociedades constituídas por dois ou mais profissionais na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deferiu liminar favorável para suspender a mudança do ISS nas sociedades uniprofissionais, que também costumam reunir categorias como médicos ou contadores.

0
Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, na praça Clóvis Beviláqua, no centro da capital - Eduardo Knapp 10.abr.19/Folhapress

O mandado de segurança coletivo foi pedido pelo CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) neste mês com a OAB/SP e o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A liminar assinada pela juíza Gilsa Elena Rios da 15ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo alcança todas as sociedades estabelecidas na capital paulista constituídas por dois ou mais profissionais de uma mesma categoria.

A lei que entrou em vigor neste ano passou a prever faixas de receita bruta mensal, e não mais bases fixas, para determinar o valor de ISS devido. Gustavo Brigagão, presidente do CESA, afirma que a mudança é inconstitucional, pois modifica a sistemática de tributação.

Procurada pelo Painel S.A., a Procuradoria Geral do Município de São Paulo afirma que ainda não foi intimada de qualquer decisão judicial do processo citado.

"Tão logo seja intimada, o caso será analisado pela subprocuradoria responsável, que adotará as medidas judiciais e administrativas pertinentes", diz a procuradoria em nota.

A Secretaria Municipal da Fazenda afirma que continuará a defender a nova sistemática de cobrança do ISS.

​​Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.