Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anvisa recebe cerca de 30 pedidos de registro de autoteste para Covid

Dados consideram solicitações feitas até a manhã de quarta-feira (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu pelo menos 28 pedidos de registro para autotestes para Covid-19, segundo informações do painel que monitora a entrada de novas solicitações, atualizadas na manhã desta quinta-feira (3).

Os dados são apresentados com 24 horas de atraso, diz a agência reguladora —e, portanto, o número pode ser maior.

Entre os fornecedores, estão a importadora MedLevensohn, a Abbott Diagnósticos e a fabricante de testes Eco Diagnóstica. Algumas empresas entraram com pedido para mais de um modelo de teste.

Autotestes de Covid produzidos por empresa na França - Damien Meyer/AFP

O primeiro aval foi solicitado na segunda (31) pela empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil, para um autoteste importado que utiliza coleta nasal para obter o resultado. O produto já foi analisado pela Anvisa e aguarda publicação no Diário Oficial da União.

Outros 4 estão em análise e 23 já foram distribuídos entre as áreas responsáveis.

Quando a agência autorizou o uso de autotestes no Brasil, na última sexta (28), os fornecedores já começaram a se movimentar para levar seus produtos às prateleiras. A expectativa das empresas é disponibilizar a mercadoria nas farmácias dentro de algumas semanas, mas o tempo depende do processo de registro na Anvisa, etapa necessária para a comercialização.

Grandes redes de farmácias tentaram começar a vender os autotestes antes da liberação, mas a Anvisa determinou o recolhimento dos produtos em unidades das redes Raia Drogasil, Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo e Pague Menos.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.