Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bodytech entra no alvo do presidente da Fundação Palmares em rede social

Sérgio Camargo resgata post de 2021 sobre racismo e pede boicote à empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rede de academias Bodytech, que entrou no alvo das redes sociais de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares, por uma campanha sobre racismo, retirou seu conteúdo do ar e disse que lamenta a distorção de sua mensagem.

No domingo (6), Camargo resgatou uma publicação divulgada pela empresa em novembro do ano passado.

A postagem atribuída à rede de academias afirmava que todas as pessoas brancas reproduzem o racismo e reconhecer-se parte de uma estrutura racista é o primeiro passo. "Tome consciência e combata o racismo nas suas próprias atitudes e falas, mas também nas de pessoas ao redor", afirmava o texto da empresa.

Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo - Pedro Ladeira - 06.mai.2020/Folhapress

Nesta segunda (7), Camargo começou a dizer, em suas redes sociais, que a campanha da Bodytech é racista antibrancos. Ele repetiu várias vezes as publicações sobre o mesmo tema contra a companhia e pediu boicote à empresa. Disse que "pretos racistas precisam ser punidos da mesma forma que os brancos" e que "não são vítimas estruturais nem coitadinhos".

Outros bolsonaristas como a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) endossaram o movimento puxado por Camargo contra a Bodytech.

Em nota, a rede de academias afirma que a mensagem em questão faz parte de uma sequência de uma publicação. "Isoladamente e fora do contexto, traz uma interpretação equivocada de uma mensagem muito clara: a luta antirracista é de todo mundo", diz a empresa em nota.

"É lamentável que, após dois meses do post original, tenha sido criada uma interpretação errada sobre os valores da empresa, distorcendo a mensagem. E tenha colocado em dúvida o posicionamento correto da companhia, seus acionistas, administradores e funcionários", completa a Bodytech.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.