Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Cade pede nova análise sobre risco à concorrência em venda da UniCesumar por R$ 3,2 bi

Órgão aponta preocupação com instituições menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) considerou complexa a venda da faculdade UniCesumar à Vitru, que já controla grandes instituições de ensino como a Uniasselvi, e pediu mais detalhes para avaliar os riscos à concorrência no setor.

A transação de R$ 3,2 bilhões foi anunciada em agosto do ano passado.

Segundo a análise do Cade, até o momento, a compra resultaria em concentrações elevadas com indicativos de baixa rivalidade em alguns mercados importantes.

Instituição de ensino superior Uniasselvi - Divulgação

O órgão apontou preocupação em relação à qualidade, padronização e massificação do ensino, além de uma possível redução no quadro de docentes.

"Para atuar de forma sólida no setor de educação superior privada são necessários investimentos grandes e constantes em publicidade e marca e, em havendo aquisições e fusões tais como esta, as instituições locais, regionais, pequenas e médias enfrentam ainda mais dificuldades comparativas", disse o órgão em sua nota técnica, publicada nesta quinta (17).

O Cade pediu que as empresas apresentem informações sobre as eficiências econômicas geradas pela operação e que sejam aprofundadas as análises sobre os pontos que causam preocupação.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.