Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Entrega do Galeão deve deixar lições sobre competição com Santos Dumont

Após desistência, governo federal decide leiloar os dois aeroportos do Rio em conjunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O clima dentro da concessionária do RIOGaleão após a decisão de desistir do Aeroporto Internacional Tom Jobim foi de desgosto, porém, sem arrependimento.

A análise, segundo quem acompanha o caso, é que a empresa conseguiu entregar resultado e havia ainda a disposição de elevar investimentos no Brasil e participar de rodadas de leilão de novos aeroportos no futuro, mas o que resta agora é o dever de seguir o roteiro do desembarque com responsabilidade.

Passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) - Tércio Teixeira -22.mar.20/Folhapress

Ficou também a sensação de que as circunstâncias da saída da concessionária deixam legados, como o debate sobre operar Galeão e Santos Dumont em cooperação, evitando competição entre os dois terminais no Rio de Janeiro.

Nos últimos meses, o modelo de repasse para iniciativa privada do aeroporto Santos Dumont, hoje administrado pela Infraero, gerou atrito entre autoridades fluminenses e o governo federal.

Políticos e empresários do Rio de Janeiro avaliavam que, ao atrair mais voos, o Santos Dumont poderia inviabilizar a operação do Galeão.

A Anac aprovou, no fim do ano passado, a minuta do edital para a concessão do Santos Dumont, mas o governo não promoveu alterações para impedir o que os políticos consideravam "concorrência predatória" entre os dois aeroportos da cidade.

Após o anúncio da desistência, nesta quinta (10), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou o adiamento do leilão do Santos Dumont, previsto agora para ser realizado em 2023, em conjunto com o Galeão.

Agora, a ideia é que os dois aeroportos tenham o mesmo operador.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.