Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Fabricantes de calçados recuperam emprego anterior à pandemia

Associação do setor diz que exportação ajudou a retomar patamar de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria calçadista diz que recuperou o nível de postos de trabalho anterior à pandemia. No ano passado, foram abertas quase 27 mil vagas, chegando a 266 mil pessoas empregadas nas fábricas nacionais, segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

O número se equipara ao registrado em 2019 e supera o nível de 2020 em mais de 10%, quando a Covid atingiu a indústria de calçados. É a primeira vez que o setor encerra um ano com saldo positivo de vagas geradas desde 2016, afirma a entidade.

Segundo a Abicalçados, o número reflete a recuperação da atividade no ano passado, puxada especialmente pelas exportações, que cresceram 32% no período.

O estado que mais emprega, o Rio Grande do Sul, fechou 2021 com 76 mil pessoas contratadas, 10,5% a mais do que em 2020. Na sequência, aparecem Ceará e Bahia.


com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.